Otimizando o Win 7

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Otimizando o Win 7

Mensagem por G3N0C1D4_BR em 31/7/2012, 10:46



Com muitos programas abertos, um navegador com dezenas de abas abertas, antivírus e música, tudo rodando junto, mesmo os computadores mais modernos podem parecer carroças antigas. Mas para que você evite esse tipo de problema, deixarei aqui algumas dicas para otimizar a performance do seu computador com o Windows 7, sem precisar gastar nada ou instalar programas para isso.

Remova os programas que você nunca usa

Essa é uma dica que vale a pena ser levada em conta de tempos em tempos. Muitas vezes instalamos programas para necessidades pontuais, que não usamos mais depois de certa atividade e acabamos esquecendo-nos deles. Se faz muito tempo que você não olha o que está instalado no seu PC, provavelmente vai se surpreender com a quantidade de programas fora de uso que estão ali.

Além disso, algumas fabricantes de PC incluem softwares que você não solicitou e provavelmente nunca irá usar. Programas que você,talvez, nem saiba que estão no seu PC e podem ocupar um espaço precioso da sua memória e do disco rígido. É uma boa idéia então, periodicamente, desinstalar softwares que você não usa.

Programas que inicializam junto com o Windows

Muitos programas são desenvolvidos para inicializar automaticamente com o Windows. Alguns deles, rodando em background, talvez você nunca perceba que estão lá, consumindo processamento e memória. A inicialização automática é muito útil para programas que você utiliza sempre, mas pode atrapalhar o desempenho do seu PC com programas com você raramente faz uso.

Para solucionar esse problema, vá ao Painel de Controle>Sistema e Segurança>Ferramentas Administrativas>Configuração do Sistema e clique na aba “Inicialização de Programas”. Agora, é só escolher quais programas você gostaria ou não de inicializar com o Windows.

Contudo, essa ferramenta foi projetada para usuários avançados. Não faça alterações a menos que tenha certeza do que está fazendo.

Desfragmentação de Disco

O Desfragmentador de Disco é um velho conhecido da maioria dos usuários, já presente em versões anteriores do Windows. A fragmentação ocorre quando arquivos do disco rígido são constantemente modificados, e pode fazer com que a leitura dos dados fique muito mais lenta. Portanto, a desfragmentação do disco apesar de ser uma dica simples, muita vezes é ignorada, e é uma tarefa crucial para manter seu computador ágil.

Clique no botão de Iniciar e na caixa de pesquisa digite “Desfragmentador de disco”. Você pode agendar a desfragmentação periodicamente ou fazê-la quando achar necessário, de modo manual.

Limpeza de disco

Assim como o Desfragmentador, a Limpeza de Disco é outra tarefa crucial para manter seu PC saudável. Dessa forma você remove arquivos temporários, limpa a Lixeira e remove uma grande quantidade de arquivos desnecessários que foram acumulados com o tempo.

Para acessar, clique no botão de Iniciar e na caixa de pesquisa digite “Limpeza de disco”.

Mude seus hábitos

Muitas vezes temos o hábito de abrir dezenas de e-mails e janelas diferentes no browser, rodar vários programas simultaneamente enquanto ainda ouvimos música ou vemos um vídeo. Dessa forma muitos computadores podem ficar extremamente lentos e a solução para isso não está nem em aumentar a memória do seu PC, ou gastar mais dinheiro em um processador melhor.

Para melhorar odesempenho do seu computador, basta muitas vezes se perguntar: “eu preciso mesmo de tudo isso?”. Encontre um meio termo e mantenha aberto apenas os programas que estão realmente em uso, isso pode fazer uma grande diferença.

Efeitos visuais são legais, mas…

Para computadores mais antigos, eles podem prejudicar a performance. Você prefere que seu Windows rode rápido ou mais bonito?

Se você possui um computador veloz, provavelmente não precisa fazer uso dessa dica. Caso contrário, talvez você queira abrir mão de algumas coisas.

No Windows 7 você pode controlar cerca de 20 efeitos visuais, como por exemplo o efeito de transparência, a maneira como os menus abrem e fecham, entre outros.

Abra o Painel de Controle e procure por “Informações e ferramentas de Desempenho”.
Clique em “Ajustar efeitos visuais”.
Clique na aba “Efeitos Visuais” e depois clique em “Ajustar para obter um melhor desempenho” e clique em OK.

Reinicie regularmente

Ao menos uma vez por semana, reinicie seu computador. Ao reiniciar, seu PC limpa a memória de serviços que foram iniciados e nunca foram fechados, melhorando consideravelmente odesempenho.

Use um bom antivírus

Geralmente, quando o problema de performance é relacionado a um vírus, seu PC fica muito mais lento do que o normal. É sempre uma boa dica, em qualquer circunstância, ter sempre um bom antivírus e um antispyware instalado.

Para tanto, a Microsoft oferece gratuitamente o Microsoft Security Essentials para usuários de Windows Genuíno. Para fazer o download clique aqui.

Seguindo essas dicas, você conseguirá manter a saúde e a performance do seu PC sem dores de cabeça.

-----------------------------Assinatura-----------------------------

"Não abandone seu tópico, retorne para dizer se seu problema foi resolvido ou não! Obrigado"



avatar
G3N0C1D4_BR
General of the Army
General of the Army

Mensagens : 1036
Registro : 27/01/2011
Idade : 43

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Otimizando o Win 7

Mensagem por iAsuna em 31/7/2012, 11:32

Valeu kraken,assim meu windows fica mto melhor

-----------------------------Assinatura-----------------------------

''Não abandone seu tópico, retorne para dizer se seu problema foi resolvido ou não! Obrigado!


avatar
iAsuna
General of the Army
General of the Army

Mensagens : 850
Registro : 23/12/2011
Idade : 21

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum