Sobre a forma de Administração do fórum BLACKSHOTBR.FORUMEIRO.NET

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sobre a forma de Administração do fórum BLACKSHOTBR.FORUMEIRO.NET

Mensagem por Shucrut em 31/1/2013, 20:47

A administração deste fórum

Com a saída de dois administradores importantíssimos (não sei o que seria desse fórum sem eles) vou falar um pouco sobre a nossa forma de administração.

Existem vários sites, fóruns, no qual é normal você encontrar um cara que se intitula como dono. Isso porque ele criou e fundou o fórum ou site. E ele tem a senha principal e o poder de administrar, colocando ou tirando quem ele quiser, isso inclui membros, moderadores e administradores.

Aqui não funciona assim. Eu fui o idealizador, um dos fundadores e administrador atual, e não dono do fórum. E portanto não idealizei ser único administrador.

Quando pensei em criar esse espaço (na época criei em outro sistema de fóruns mais simples, depois viemos para este com sugestão do Canelaseca) para os jogadores do Blackshot, pensei em fazer de uma forma que pudesse ser mantido de uma forma diferente. É uma forma complexa. Não sei se é utópico (eu não conheço outro fórum que funcione com essa ideia de não ter um único dono), assim como a democracia almejada por muitos povos, países etc.

O outro fundador foi o Canelaseca. Ele me apresentou e indicou o sistema de fóruns do forumeiro. Ele sabia bem mais do que eu destas coisas e sobre configurações em fóruns.

Assim, eu tinha a ideia, mas gostaria que outros jogadores viessem e mantivessem esse espaço comigo. Daí Veio Canelaseca, depois, se não meu engano, o Capoty também foi um pouco administrador ou moderador (não me lembro direito o nome dele, pesquisei na lista de membros, mas os antigos foram excluídos). Em seguida, se não me engano, veio Kraken, que é o atual G3N0C1D4_BR e o Nuparu. Assim, foi a ordem histórica de administradores deste fórum.

Por que pensei uma forma de administrar coletivamente o fórum? Pois bem, e se um administrador simplesmente não jogasse mais, cansasse do fórum ou qualquer outro motivo o impedisse de manter o fórum? Ele ficaria abandonado aos bots, spammers e ao membros que postariam conteúdo sem moderação (com link de vírus ou outros proibidos pelo forumeiro). Aí o fórum é excluído pelo forumeiro. Além, é claro, de sair do seu objetivo inicial. Portanto, não é a administração que é chata quanto a algumas coisas. E sim porque é uma regra não somente imposta pelo forumeiro. Isso porque existem leis que também proíbem certas coisas hospedads em servidores brasileiros para alguns conteúdos no qual o forumeiro tem que cobrar, se não eles também não podem funcionar.

Como se vê acima, administração é importante para a própria manutenção de um fórum ou site na web, pois ele é o responsável para manter a regra imposta pelo sistema de hospedagem (nosso caso, forumeiro), que é obrigado a seguir a legislação brasileira e até acordos internacionais, se não me engano. E claro, para manter o local dentro das regras e objetivos da comunidade, além e também dar um rumo (o que fazer e quando fazer naquele espaço, desde que não infrinja, como mencionado, outras regras) para ela.

Então, para manter o fórum, eu pensei inicialmente em uns dois, três ou quatro administradores. Cada um com poder de voto para propor o rumo do fórum, fazendo modificações etc.

Para ser administrador, não existe uma postura ou uma regra consolidada, listada, no qual um membro deva seguir. Exemplo: ter número X de post; dominar tal assunto; ser programador web ou ter patente x no jogo etc.

Assim, neste fórum, nós temos essa forma de administração no qual chamo coletiva (ou outro nome??), onde os Administradores tem que seguir essa norma básica deste tipo de administração que é sempre manter mais administradores para assegurar a sobrevivência do fórum e de forma que cada um possua o poder de voto sobre ações no fórum e sobre o seu futuro.
Shucrut
General of the Army
General of the Army

Registro : 27/05/2010

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: